Há quem não goste de realities, há quem acompanhe tudo direto pelo pay-per-view (que hoje em dia são os aplicativos de streaming também). Mas o fato é que, trabalhando na área da comunicação, é preciso saber que o design e BBB têm tudo a ver.
Será? Vem que a gente te explica!
Muito além do entretenimento da TV
Que grandes marcas são patrocinadoras do BBB, você já sabia, não é mesmo? Quem não se lembra das grandes campanhas da Avon na edição de 2021? Mas, mais do que o objetivo de conversão de vendas, algumas empresas apostam no reality também para o reforço de marca.
Como resultado disso, a exposição de uma marca no programa faz com que ela se torne familiar. Logo, ela passa a ser reconhecida como mais confiável, se comparado àquelas que não se expõem. Exemplo disso é a forma como seu cérebro percebe as marcas PicPay e Banco Original, por exemplo. Qual desses soa mais familiar para você? Mesmo que você não venha se tornar assinante, certamente responderia PicPay.
Ou seja, trata-se mais de repetição e geração de valor pela mera exposição do que vendas em si.
E onde o design entra nessa história?
Acontece que, além dessas marcas estarem inseridas em um contexto de grande exposição, elas também acabam entrando em contato com os elementos da casa. Nosso batalhão explica: toda a estética da casa é feita para estimular as ações dos participantes, através da psicologia das cores.
Iluminação, texturas e combinações podem desencadear sensação de angústia, ansiedade e estresse, assim como nas peças que produzimos em nosso dia a dia.
Da mesma maneira como as marcas interagem com o BBB, seu cliente interage com o que você apresenta. Logo, todas as suas escolhas devem ser pensadas com estratégia tanto para marca representada quanto para as suas personas.
Assim como no BBB, ao pensarmos nas cores, devemos também pensar em uma série de elementos, como:
- Pontos de contato;
- Posicionamento de marca, atributos e seu manifesto;
- Concorrentes;
- Público-alvo.
Tudo isso influi tanto no resultado final de seu projeto quanto no momento da aprovação. E, cá para nós, todo mundo quer ouvir “Aprovado” logo de primeira, né?
Design e BBB: mais do que cores, referências.
Se você achou que as relações entre design e BBB acabaram por aqui, pode continuar conosco que ainda tem muito fogo no parquinho!
Além de saber sobre composição e psicologia das cores, para inovar no design também é preciso entender os movimentos culturais já existentes. Ou aqueles ainda em movimento. Como resultado disso, é interessante saber quais elementos regiam eras clássicas, modernas e até pós-modernas, e qual o seu intuito na época. Geralmente esses movimentos refletem os pensamentos do local, a resistência da cultura, a transformação da sociedade.
Mas, e o BBB?
A edição deste ano tem como inspiração a corrente estética chamada Memphis, que buscava quebrar ou contrapor uma certa rigidez que o modernismo propunha. Logo, os elementos dessa estética propõem liberdade criativa, camadas de ornamentos e crises estéticas com o peso de suas cores.
A partir desse movimento e sua rebeldia, o punk, new wave, tropicalismo e o pop art começaram a surgir, tornando-se referências em questão de novas cores, formas e percepções. Assim, a decoração dos quartos do BBB foram concebidos sob esses derivados, com temas Punk e Composé.
Voltando para o design, quem nunca colocou alguns elementos do Punk ou do Pop para compor a peça? Nós também já adotamos alguns deles em nossas produções:
Pautando conteúdo
Se você também faz isso, mesmo que de maneira inconsciente, utiliza a estética que é resultado de um longo processo feito no decorrer dos anos. Se você quiser ler mais sobre o assunto, selecionamos um texto mais aprofundado sobre o tema, que pode ajudar em seu repertório.
E, falando em repertório, concluímos: assistir BBB também é item essencial. Sem falar nos memes, que vão direto para os trends do Twitter ou do Google. Logo, para o seu conteúdo também.
Ou seja, design e BBB, tem tudo a ver!