A criatividade não é apenas um talento, ela pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Por isso, é possível estimulá-la de maneira leve, sem pressão ou cobranças.
Como?
Existem hábitos que, quando inseridos no dia-a-dia, contribuem para um desenvolvimento estável e eficaz da criatividade. Vamos explicar através de palavras chaves:
Rotina
Estabelecer uma rotina colabora não só com a organização física, como também com a da sua mente. Isso porque, como as atividades já ficam pré-estabelecidas, você não gasta tempo e foco em organizá-las.
Menos uma sobrecarga para o seu cérebro = disposição para pensar = boas ideias.
Além disso, é possível fazer uma comparação simbólica: criatividade é como um músculo, precisamos treinar constantemente e, ter uma rotina, torna-se fundamental para que se conquiste um tempo de ser criativo.
Sono
A gente já sabe, por meio de comprovações científicas, que garantir um sono de qualidade tem sua importância. Uma boa noite de sono interfere diretamente na sua criatividade.
A imaginação precisa de um tempo que chamamos de incubação, isto é, o processo criativo já foi estudado e analisado por inúmeros pensadores e em todos eles esse momento de incubação apareceu como fundamental.
Provavelmente você já teve uma grande ideia durante algum momento de descanso, ou até mesmo durante a noite. Você sabe por que isso rola? Pois deixamos nosso inconsciente e subjetividade trabalharem junto aos nossos pensamentos.
Anotações imediatas
Sem essa de deixar pra anotar depois algum insight hilário que você teve. Anote na mesma hora. Nós pensamos muitas coisas o tempo todo e às vezes é quase impossível memorizar todas as ideias que surgem, com todos os detalhes que também apareceram. Por isso, seja uma ideia, pensamento ou reflexão, guarde não só em memória. Em um futuro, essas ideias anotadas podem se conectar junto com outras e se tornarem grandes ideias!
Diversão
Interaja socialmente, assista filmes, ouça e conte piadas.
Essas são ações básicas que enquadram uma boa diversão e descanso ao mesmo tempo! Além de ter como objetivo principal incentivar a criatividade.
Experiências
Experimente coisas novas. A flexibilidade para assistir ou ouvir algo que o seu cérebro não esteja acostumado pode contribuir para ideias transformadoras! Incentive o cérebro a experimentar coisas novas!
A criatividade só existe em pessoas que são curiosas?
Nem sempre. Às vezes a sua personalidade não conta com essa característica e, praticando esses hábitos citados acima, você alimenta a sua criatividade, todos os dias.